Fisioterapia pélvica - O que é essa especialidade e qual sua importância?
Ana Bárbara Lanz - Fisioterapeuta Pélvica
Compartilhe
Fisioterapia pélvica - O que é essa especialidade e qual sua importância?
1. O que é a fisioterapia pélvica e qual sua importância para o bem-estar feminino?
A fisioterapia pélvica é, antes de tudo, um portal para o autoconhecimento feminino. trata o assoalho pélvico, onde através de uma consulta a mulher tem a oportunidade de se conectar, na maioria dos casos, pela primeira vez com sua região íntima. O foco da nossa especialidade é o assoalho pélvico, um conjunto de músculos e outras estruturas, que cumprem funções importantíssimas no que se refere as funções sexual, urinaria, anorretal, além de ter um papel central durante a gestação e o parto (independente da via).
2. Em quais situações as mulheres devem procurar a fisioterapia pélvica?
Almejamos um mundo onde toda menina jovem, antes mesmo de se tornar adulta, tenha acesso a uma consulta com uma fisioterapeuta pélvica especializada, ainda que não tenha nenhuma queixa ou disfunção, para que tenhas informações claras e objetivas sobre sua saúde íntima. O ideal é que toda mulher realize uma avaliação do seu assoalho pélvico, de forma preventiva ou com objetivo de potencialização sexual (sempre podemos melhorar, até mesmo o que já é bom). Também ressalto que perder urina em nenhum momento é normal, nem ao espirrar, ou tossir, realizar qualquer atividade física, sendo necessária a consulta para avaliação. Também nos casos de constipação, retenção urinária, dor durante o ato sexual, durante gestação, parto e pós-parto. Toda mulher, definitivamente, precisa de uma fisioterapeuta pélvica para chamar de sua.
3. O que causa o enfraquecimento do assoalho pélvico?
Sobrecargas diárias associadas ao envelhecimento e gestação, impactam sobre a saúde do assoalho pélvico. Porém, ao contrário do que se pensa, o enfraquecimento não é a principal disfunção. A maioria das mulheres apresenta incoordenação e tensões musculares nessa região, o que prejudica o funcionamento dessa estrutura. Por isso, fica o alerta: realizar exercícios de contrair e relaxar a musculatura sem uma avaliação prévia, orientação e supervisão de um profissional podem piorar ou gerar problemas.
4. Que tipo de medidas as mulheres podem tomar no dia a dia para prevenir esse enfraquecimento?
Inicialmente, precisamos nos conectar com nosso corpo. Para que seja possível a realização de exercícios é autoconhecimento é essencial. Recomendamos que seja feita uma visualização diária da vulva utilizando um espelho, em momento dedicado ao autoconhecimento e autocuidado. Além disso, a única forma de alcançar um assoalho pélvico funcional e saudável, é através de uma avaliação precisamente individualizada com uma profissional especializada, onde será indicado os melhores cuidados, sejam eles exercícios, alongamentos ou outras técnicas, criteriosamente escolhidos para cada mulher.
5. De que forma essa especialidade contribui para a saúde sexual feminina?
Através do conhecimento, quando a mulher entende como é seu corpo, as fases da sua resposta sexual e o papel central da sexualidade na sua qualidade de vida a mágica acontece, o fato do orgasmo ser um antidepressivo poderoso, pois libera hormônios do bem, acaba sendo um divisor de águas na vida de qualquer mulher.
Daí em diante, aprender a controlar a sua musculatura íntima com foco na melhora do desempenho sexual, aumento da lubrificação, descobrir estímulos que mais lhe proporcionem prazer e orgasmos mais intensos, bem como estimular o desejo sexual e a libido no dia a dia, teremos uma mulher satisfeita sexualmente e mais feliz.
Ana Bárbara Lanz
Fisioterapeuta pélvica
Doula
Especializada na saúde da mulher
@fisioanalanz