A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Dra. Taíse Foletto - Pediatra
Compartilhe
A importância da primeira infância
A primeira infância corresponde ao período do nascimento até os 6 anos de idade.
É um período fundamental para o desenvolvimento cerebral. Nessa fase ocorre intenso processo de desenvolvimento social, afetivo e físico. Podemos dizer que é na primeira infância que se constrói o alicerce humano e, por isso são os anos mais ricos para o aprendizado.
As experiências na primeira infância podem influenciar a criança e as suas relações com as pessoas que a rodeiam, por toda a vida. É o período de estabelecer um vínculo forte e seguro, de construir uma relação que proporcione segurança emocional e de estar atento as necessidades básicas de desenvolvimento. Quando uma criança se sente acolhida e segura, certamente irá ter mais confiança para explorar o mundo e aprender com mais rapidez.
Amar, brincar e cuidar são essenciais para a criação de laços com a família e, consequentemente, para a criação de crianças seguras. Dar atenção, conversar, evitar telas e interagir mais com a criança faz toda a diferença no processo de desenvolvimento. A criança precisa brincar, correr, pular, se sujar, tomar banho de chuva, pintar, imaginar, dançar…aproveitar a melhor fase da vida, sendo criança!
Dra. Taíse Foletto
Pediatra
CRMRS 37975
RQE 29331
Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal de Santa Maria
Formação em Medicina pela Ulbra