CONTATO PELE A PELE
Dra. Pediatra Laura Michelon
Compartilhe
O contato pele a pele
Ao nascer, seja o nascimento via parto vaginal ou cesariano, o contato com o bebê é o momento mais esperado pela mãe. É neste primeiro contato que a mãe pode finalmente tocar e ver o seu filho, com sua própria percepção (e não mais por ecografias), já buscando as semelhanças com si própria, pai, irmãos...
A realização do contato pele a pele imediatamente após o nascimento traz inúmeros benefícios, tanto para mãe quanto para o bebê. Diminui a ansiedade materna em poder ver que seu bebê está bem, diminui o estresse do bebê ao novo ambiente (Diminuindo assim o choro), mantém a temperatura corporal do bebê, facilita o aleitamento materno entre outras tantas vantagens.
Em alguns casos o contato imediato não é possível. Alguns recém-nascidos necessitam de algum tipo de atendimento/ suporte logo após o nascimento, porém o mesmo deve ser estimulado assim que possível.
Esse momento é tão importante que ganhou o nome de “Hora de ouro” (Golden Hour). Esse momento deve ser estimulado sempre!
Para as futuras mamães, sugiro que converse com seu obstetra e pediatra sobre esse momento, você e seu bebê merecem esse momento.
Dra. Laura Michelon
Pediatra