OS PRIMEIROS 1000 DIAS
Thiago Longhi - Pediatra
Compartilhe
OS PRIMEIROS 1000 DIAS
Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade.
É também chamado de “intervalo de ouro”, pois os estímulos e cuidados feitos nesse período podem mudar radicalmente o destino da criança, tanto em relação ao crescimento e desenvolvimento, quanto em relação as questões intelectuais e sociais.
A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que, nos primeiros 1000 dias, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo. Essas conexões contribuem para o funcionamento do cérebro e para a aprendizagem das crianças.
O fato da contagem dos primeiros 1000 dias começar na gravidez é exatamente porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto. Os hábitos da mãe na gestação podem evitar doenças futuras para a criança.
Há evidências científicas demonstrando que os nutrientes recebidos pelo feto e pelo bebê em formação influenciam o seu crescimento global e o desenvolvimento de doenças futuras, como as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão, etc.
Além do cuidado durante a gestação, após o nascimento é importante manter atenção especial a nutrição do bebê e da criança, com estimulação da amamentação e adequados hábitos alimentares.
Os estímulos familiares e ambientais também são muito importantes, especialmente aqueles em que a criança tem contato com a natureza e animais, além da realização de brincadeiras didáticas, contato precoce com livros, atividades físicas e brincadeiras que estimulem os sentidos e a autonomia do bebê. O cuidado em não expor precocemente a criança as telas (televisão, tablet, celular, etc) melhora o desenvolvimento e a inteligência. Os cuidados com a saúde e vacinação, além de um ambiente familiar repleto de carinho e afeto ajudam a aumentar a imunidade do bebê.
A existência de um ambiente adequado, bem como cuidados e estímulos adequados para o crescimento e o desenvolvimento do bebê, fortalece o vínculo entre pais e filhos e impacta diretamente na formação de um indivíduo competente. Nutrir, cuidar e estimular são os pilares dos primeiros 1000 dias.
Dr. Thiago Longhi
Pediatra
CRMRS 37976
RQE 29332
Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal de Santa Maria
Formação em Medicina pela Ulbra